Quem possui uma loja de cosméticos sabe que todas as ações são indispensáveis para atrair mais clientes e, consequentemente, alavancar as vendas. Por outro lado, o que muitos podem não conhecer são as ferramentas para tornar isso possível. Ao estar em sintonia com as estratégias que vão aumentar as vendas da sua loja de cosméticos, os resultados financeiros só tendem a crescer progressivamente.

Então, quais são esses métodos? Como aplicar no seu negócio? É disto que iremos falar neste artigo, visto que o Brasil ocupa a terceira posição no consumo de artigos do gênero em todo o mundo. Confira, abaixo, as 5 estratégias que vão aumentar as vendas da sua loja de cosméticos – e que você pode aplicar agora mesmo.

1. Presença no ambiente digital

Atualmente é indispensável que qualquer marca, independentemente do mercado de atuação, esteja presente no ambiente digital. Isso inclui site, blog, mas principalmente redes sociais, que servem como um canal de comunicação com seu público.

O Facebook é uma ótima forma de atingir mais pessoas, enquanto o Instagram é perfeito para divulgar seus cosméticos – e os resultados que eles oferecem. Ainda, ter sua loja nas buscas do Google permite que seus clientes cheguem até você.

2. Possua amostras grátis

Ninguém despreza algo que é gratuito, não é mesmo? E que tal fidelizar o seu público através de uma amostra grátis que ele possa testar na prática? Essa estratégia é amplamente utilizada pelas maiores marcas de cosméticos em todo o mundo.

Muitos empresários do setor não se atentam que, em algumas situações, o próprio fornecedor pode oferecer a amostra sem a loja gastar um centavo. Lembre-se: isso é indicado para produtos que podem ser testados no momento, e não todos os itens a serem comercializados.

3. Crie programas de fidelidade

Manter um cliente, segundo pesquisas de mercado, pode ser até quatro vezes mais barato que atrair novos consumidores. Em suma a técnica é ter um programa de fidelidade, onde a pessoa que consome muito na sua loja pode ter descontos ou ganhar brindes após o volume de compras.

Isso pode ser aplicado por categorias, como produtos estéticos, capilares, perfumaria, entre outros. Mas, a melhor estratégia é fazer com que cada item que o cliente compre esteja diretamente ligado com o programa de fidelidade.

4. Ofereça exclusividade

Vender um shampoo que todos podem comprar no mercado ou um creme facial encontrado na farmácia ao lado pode não ser atrativo ao público. Em outras palavras os consumidores são cada vez mais exigentes e isso requer uma mudança no que oferece.

Dessa forma, aposte em produtos e serviços exclusivos, com fornecedores variados e que atraia os clientes pelo que tem a oferecer. Portanto, inovar e ser criativo na forma de vender cosméticos é um diferencial competitivo que te colocará acima da concorrência.

5. Equipe qualificada

É um pouco embaraçoso chegar em uma loja de cosméticos e os atendentes não entenderem o produto que buscamos. Ainda mais, quando a pessoa não sabe o que é bom para o seu caso e os funcionários não tem alternativas.

Em uma loja de cosméticos é primordial que a equipe seja qualificada e conheça o setor. Desde o balcão, passando pelo time de vendas (interno e externo), até o caixa. Todos precisam estar em sintonia para alavancar a saída de produtos.

Enfim, conhecendo mais sobre as 5 estratégias que vão aumentar as vendas da sua loja de cosméticos, confira outras dicas feitas sob medida para o seu negócio no nosso blog.