Cabelo oleoso: O que fazer para diminuir a oleosidade

Certamente, você tem um cabelo oleoso ao extremo? Muitas pessoas nos enviam as perguntas a seguir: Eu lavo o cabelo todo dia e mesmo assim ele é muito oleoso. Eu tenho a raiz oleosa, mas as pontas são secas.

Acontece com você?

Por que meu Cabelo é Oleoso

Primeiramente, preciso definir uma coisa; seu cabelo vai ser seco ou oleoso, e quem determina este estado é a glândula sebácea. É ela a responsável por liberar a quantidade de sebo que vai ser expelido e que definirá se seu cabelo será seco ou se você terá cabelo oleoso.

O excesso de oleosidade está relacionado diretamente aos seus hábitos e pode ser controlada sem a utilização de nenhum produto milagroso. Basta mudar alguns detalhes em sua rotina diária.

O que causa oleosidade extrema

O que nós fazemos, principalmente as mulheres ou quem tem cabelo cumprido no caso dos homens, é prender demais o cabelo. Uma vez que prende o cabelo, acaba fazendo com que a oleosidade em excesso fique concentrada na raiz e essa oleosidade não percorre todo o fio, ficando concentrada na raiz, deixando a região extremamente oleosa, já as pontas, ficam secas.

Para evitar a oleosidade extrema, evite prender o cabelo o máximo que puder!

Cabelo oleoso o que fazer?

Se você já assistiu aqueles filmes antigos, ou novelas de época, deve ter reparado que aparece sempre uma mãe escovando o cabelo da filha antes dela ir dormir. E tem muitas pessoas que tem esse habito até hoje!

Você já deve ter reparado que o cabelo de quem mantém este hábito de escovar todos dos dias antes de dormir, são mais bonitos, brilhosos, além de desembaraçados e aspecto saldável.

Nós temos um tratamento que sai do couro cabeludo, que é a oleosidade. Isso não quer dizer que vai tratar o fio, exatamente assim. Mas provoca no fio um estado mais vítreo, mais espelhado e deixa o fio mais luminoso, ou seja, a oleosidade que nós temos no couro cabeludo, promove isso.

Então, quando a mãe escova o cabelo da filha da raiz, comprimento e pontas, antes dela ir dormir. O que ela está fazendo, é distribuindo a oleosidade por toda extensão do fio. Portanto, isso faz com que o cabelo não fique com oleosidade em excesso no couro cabeludo, além de deixar o cabelo mais brilhoso e a oleosidade controlada, simplesmente pelo fato de ter penteado antes de dormir.

Como controlar a oleosidade

Muitas pessoas tem uma oleosidade excessiva no couro cabeludo e não conseguem ficar um dia sem lavar o cabelo. Entretanto, já vi casos em que lavam o cabelo duas vezes ao dia. Certamente, não é bom lavar o cabelo todo dia, para nós é fácil falar pra você não lava o cabelo todos os dias, mas e você, que lavou ele de manhã e no final do dia, ele já está colando, grudando na cabeça.

Uma coisa é certa, lavar o cabelo todos os dias não vai resolver o problema, na verdade só piora!

Vejamos o exemplo: Você já deve ter ouvido falar no gelol, né? É um produto que gela quando você coloca na pele em uma área em que está dolorida. Ao passar o gelol, que é gelado, o teu cérebro entende que aquela área está muito fria. Então o que ele faz, envia mais sangue para o local, e esquenta, uma vez que o sangue está no local ele regenera a fibra e ajuda o corpo a voltar ao seu estado normal.

Tá! você deve estar se perguntando o que o gelol tem haver com oleosidade, calma é só uma analogia. Você já vai entender!

Se o corpo entende que está faltando algo na região dolorida, que é de calor, pois foi resfriado pela ação do gelol, ele envia mais sangue. Capitou a mensagem? Não?

Então… Se você a todo momento está tirando oleosidade do seu couro cabeludo, o seu organismo, seu cérebro entende que todo dia ele tem que enviar mais, portanto envia em excesso, por que ele sabe que a todo momento vai ser retirado. Gerando um ciclo virtuoso, enviando oleosidade e você tirando. Seu corpo é inteligente e ele sabe!

E agora?

Amiga, se você quer realmente controlar a oleosidade, pare de lavar o cabelo todo dia. Eduque seu corpo!

Salvo, que se você parar de lavar o cabelo hoje, amanhã o problema da oleosidade vai estar resolvido, NÃO! É com o tempo!

O normal é lavar o cabelo duas vezes por semana.

Estes pontos que salientamos neste post são importantes. Se você vai levar em conta, é algo que você vai determinar. Mas no intervalo de pouco tempo, você conseguirá instruir o seu corpo a fazer o que você quer. Com certeza você consegue!

Como mencionei no inicio deste post. Não é nenhum produtinho milagroso ou algo do tipo, a maneira mais efetiva para controlar a oleosidade é mudar alguns hábitos.

Por hoje é isso! Dúvidas sobre cabelo oleoso? Deixem seus comentários abaixo.

Posts recentes