A hora de lavar os cabelos também merece uma atenção especial. Com tantas opiniões sobre quantas vezes por semana os fios devem ser higienizados, fica difícil entender qual a rotina mais adequada para cada mulher.

Embora seja muito importante escolher uma fórmula específica para o seu tipo de fio, o espaçamento entre cada lavagem e a combinação de produtos usada também são determinantes para a saúde das mechas – saiba porquê e aprenda a lavar os seus cabelos do modo mais adequado!

CABELOS SECOS

Escolher shampoo específico o co-washing para cabelos danificados e ressecados, este método consiste em lavar as mechas sem o shampoo tradicional, usando apenas o condicionador ou fórmulas mais leves. O movimento dos dedos, aliado aos suaves agentes de limpeza presentes no produto, acabam por higienizar com eficácia, sem retirar os óleos essenciais à nutrição do folículo.

CABELOS OLEOSOS

Além do co-washing, há também o spot-washing, que consiste em lavar apenas certas partes do cabelo. Se, entre as lavagens, sentir que a sua franja ou o seu couro cabeludo estão oleosos, mas o restante dos fios está impecável, aposte na técnica, prendendo os cabelos que não quer que fiquem molhados em um coque apertado e cobrindo os mesmos com uma touca.  O mesmo método serve também para quem tem franjas.

CABELOS FINOS

Quem tem cabelos finos deve lavá-los todos os dias, já que este tipo de fio tende a ser mais oleoso. Além de investir em uma fórmula específica para dar volume aos cabelos, carregue um shampoo seco na bolsa para retocar as raízes ao longo do dia, caso ache necessário.

CABELOS COLORIDOS OU COM MECHAS

Já quem tem cabelos coloridos deve evitar lavá-los com tanta frequência e preferir fórmulas que protejam a cor. Se possível, lave os fios com água morna ou mesmo fria, já que a temperatura mais alta abre o folículo promovendo a saída dos pigmentos. Além disso, evitar as ferramentas quentes também é chave para manter a cor bonita por mais tempo, além de apostar nos banhos de brilho para deixar o tom mais vivo e brilhoso.

PARA CABELOS CACHEADOS OU CRESPOS

A primeira regra para cuidar de cabelos enrolados ou mesmo crespos é manuseá-los com muita delicadeza, para não desfazer os cachos e deixá-los sempre bonitos. Para lavá-los, uma dica é invistir no Light-Poo – shampoo mais leve e suave que não contém substâncias que possam causar algum tipo de ressecamento aos fios.

 

Fonte: Beleza Extraordinária