As vezes a tentativa de decifrar a lista de ingredientes do seu produto de cabelo ou skincare favorito pode ser um pouco trabalhoso, né? A quantidade de nomes é grande e, muitas vezes, as informações são escassas e difíceis de encontrar por aí.

Para ajudar você a entender o que realmente compõe seus cosméticos, trouxemos algumas definições importantes que aparecem por trás dos rótulos.

Parabenos: conservantes que podem causar irritações, alergias e doenças como câncer, segundo pesquisas da Universidade de Reading.

Pegs: derivados de petróleo que causam sensibilidade.

Triclosan: é um bactericida e fungicida usados em desodorantes, produtos de limpeza e desodorantes. É um desregulador endócrino que já foi proibido em muitos países mas, no Brasil, ainda desfila nos rótulos de marcas bem populares.

Fragrância: o cheirinho gostoso que pode provocar dores de cabeça, dermatites e até problemas respiratórios e hormonais.

Alumínio: obstrui os poros da pele e interfere nos níveis de estrogênio facilitando a formação de tumores, por exemplo.

Silicones e petrolato: são fáceis de serem encontrados em máscaras e condicionadores e hidratantes corporais. Eles criam um filme na pele, que impede a perda de água, mas, ao mesmo tempo, pode entupir os poros. Fique de olho nos termos mineral oil, paraffin, vaseline, petrolatun!

Oxibenzona: oferece riscos de alergias e câncer e polui os oceanos.

Tolueno e Formol: são tóxicos para o sistema respiratório e cancerígenos.

Lauril (SLS)/ Laureth (SLES): tem ação emulsificante, mas é alergênico e poluente.

Gostou do conteúdo? Clique aqui e nos fale qual o tipo de conteúdo que você gostaria de receber.

Equipe Blumare Pro