O mercado de cosmético no Brasil manteve-se aquecido ao longo dos últimos anos, mesmo em meio a crise financeira que o país vem enfrentando. Distribuidor de cosméticos para cabeleireiros de pequeno porte, que expandiu ao longo dos anos e tornou-se distribuidora de grande porte, é a prova viva de que o comércio de cosméticos se consolidou como um ótimo negócio para micro e grandes empresários.

Para quem deseja se envolver com esse mercado e ter sucesso, observe as dicas importantes ao longo deste post e mantenha-se atento a todos os itens apresentados aqui, pois eles poderão somar na sua estratégia pessoal de negócios.

5 estratégias de sucesso que todo distribuidor de cosméticos para cabeleireiros deve conhecer

Enxergar a estratégia de sucesso de uma empresa pode ser mais simples do que muitos pensam. Não existem fórmulas mágicas ou que deva ser mantida a sete chaves quando o assunto é ser um distribuidor de cosméticos para cabeleireiros bem-sucedido. O simples fato de ter ingressado em um mercado promissor, que apresenta expectativas claras de manter-se aquecido nos próximos anos, já pode ser visto como parte de uma estratégia de sucesso como distribuidor.

Utilize as 5 principais estratégias de sucesso que as distribuidoras bem-sucedidas utilizam:

1. Ter um plano de negócio que condiz com o porte da distribuidora

Antes de iniciar uma empresa, independente do tamanho, construa um plano de negócio. O planejamento serve como um mapa, onde você poderá buscar informações durante sua jornada como empreendedor. Com ele, você saberá de quanto dinheiro vai precisar para montar sua estrutura física, gastos com salários e benefícios, pró-labore, custos fixos, variáveis e fluxo de caixa.

2. Formalize sua empresa

Formalize o seu negócio desde já, se você é empreendedor autônomo a melhor opção é o micro empreendedor individual, caso você opte por uma distribuidor de cosméticos de médio porte, procure um contador para obter orientação mais adequada a sua estratégia.

Ter um CNPJ é importante, pois a maioria das marcas de cosméticos não vendem para pessoa física. Salões de médio e grande porte, por exemplo, só compram produtos de distribuidoras que fornecem nota fiscal.

3. Invista pesado em uma marca jovem que se preocupa com o meio ambiente

Apostar em uma marca de cosmético jovem, com muito futuro pela frente, de preferência uma marca nacional, é uma estratégia que irá render frutos a curto, médio e longo prazo. Além disso, as marcas de cosméticos que se preocupam com o meio ambiente têm cada vez mais a preferência do público.

Entretanto, a preocupação com o meio ambiente é uma tendência de mercado para diversos produtos e marcas. Busque marcas que tenham essa preocupação com o meio ambiente, é garantia de sucesso para distribuidores que buscam se consolidar.

Aliás, Uma marca de cosmético que se enquadra nessas característica e que vem conquistando cada vez mais o seu nome no mercado é a Blumare Pro.

4. Conheça bem o seu cliente

Empreender no ramo de cosméticos, não é fácil, assim como em outros mercados. Portanto, conhecer o seu cliente bem, aumentará as chances de sucesso.

Atualmente existem 1,2 milhões de salões de beleza, formais e informais no Brasil. Mesmo, que o mercado seja enorme, você não terá como atender a todos. Portanto, segmente o tipo de salão que pretende atender de acordo com suas estratégias, podendo ser por região, quantidade de cadeiras, número de profissionais e etc…

Saiba muito bem que tipo de salão irá prospectar antes de ir a campo. Afinal, visitar todos os salões os quais você passar pela porta, é um erro!

5. Divulgue seus produtos

Como diz o ditado: “a divulgação é a alma do negócio”. Um dos grandes motivos que levaram a Blumare Pro ao um grande patamar de vendas, foi a divulgação em redes sociais, blogueiras, marketing impresso e profissionais renomados. A Blumare Pro investe pesado na divulgação de seus produtos e tem êxito com isso.

Então, você como distribuidor não precisa investir em marketing, mas precisa visitar os salões e se apresentar. Em resumo, eles precisam saber que você existe e com quais marcas trabalha e diferenciais. Quem não é visto, não é lembrado!

Mantenha a mente aberta

Quando ouvimos falar “mantenha a mente aberta”, logo entendemos que estar aberto a novas ideias e experiências. Essa é uma frase clichê que passa despercebida pela maioria das pessoas. Pois é uma máxima entre empresários de sucesso que buscam fazer de forma bem feita aquilo que se propuseram a fazer. Portanto, esteja aberto a novas ideias como distribuidor de cosméticos para cabeleireiros e busque enxergar esse mercado com a visão de um grande empresário.

Você pode fazer isso enquanto segue a trilha do sucesso que outros empreendedores deste ramo deixaram, sem deixar de lado o feijão com arroz necessário para se consolidar neste ramo de negócios.

Em suma, podemos concluir esse post reforçando a ideia de que para ser um empreendedor bem-sucedido como distribuidor de cosméticos para cabeleireiros, basta se empenhar nesse objetivo trazendo para suas metas o que foi dito até aqui. Absorva deste post o que for importante para você e some com muita pesquisa e estudo sobre o assunto.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o mercado de cosméticos para cabeleireiro? Quer saber como começar? Solicite o contato de um consultor Blumare Pro, Clique Aqui!