A escova progressiva é um dos procedimentos estéticos mais procurados nos salões de beleza pelo Brasil afora. Segundo, (Mintel Reports, Haircare – January 2017) cerca de 48% das mulheres brasileira preferem cabelos lisos. E não é para menos: com ele, é possível alisar os cabelos, controlar o volume e reduzir o frizz. Tem a finalidade de  proporcionar um efeito natural, deixando os fios com brilho e movimento.

Portanto, um dos maiores contras da progressiva é o uso do formol, um composto químico capaz de causar malefícios para a saúde. Pensando nisso, separamos as 5 principais vantagens de fazer a escova progressiva sem o formol, algo que já é possível com o uso de produtos elaborados com o que há de mais moderno em tecnologia cosmética. Confira!

Saúde do couro cabeludo

O formol é uma substância tóxica, por isso, quando é colocado em contato com a pele, pode provocar vermelhidão, dor e até mesmo queimaduras. O mesmo vale para a pele do couro cabeludo. Além do desconforto, em longo prazo, os danos provocados podem resultar em uma queda intensa dos cabelos.

Vale ressaltar que, embora a Anvisa libere uma concentração determinada desse componente em produtos de beleza (máximo de 0,2%). Boa parte das fórmulas contém quantidades mais elevadas, para potencializar o efeito do alisamento. Portanto, deixam de ser seguras para quem utiliza.

Doenças respiratórias

Deixar o formol de lado também é uma forma de prevenir doenças respiratórias. A simples inalação do produto é capaz de comprometer o sistema respiratório, causando desde uma pneumonia até um edema pulmonar. Portanto, ambas as doenças podem ser fatais.

O formol e o câncer

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o formol pode ser considerado um composto cancerígeno. Quando ele é absorvido pelo organismo, seja por meio da inalação ou de uma exposição prolongada, há um aumento das chances de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, entre eles, o de boca, pulmão, sangue e até os tumores cerebrais.

Outros efeitos adversos

Além de tudo isso, exposição ao formol também pode provocar tosse, vômito, desmaios, dores de cabeça, falta de ar e ardência intensa nos olhos. Ou seja, o que era para ser um procedimento estético, pode acabar se tornando um pesadelo.

Quando for ao salão de beleza, e quiser ter certeza de que o produto utilizado não tem formol, peça para verificar a embalagem e confira se não há formaldeído ou poliformol na composição. Outra forma de identificar a presença desse componente é pelo seu cheiro característico.

Escova progressiva sem formol

Muitos acreditam que a escova progressiva sem formol não oferece um resultado satisfatório, mas isso já ficou para trás. Portanto, é possível, sim, conquistar madeixas mais lisas, com menos volume e cutículas bem seladas, mesmo sem o uso do produto químico.

Para manter esse resultado por mais tempo, o segredo é usar produtos que sejam apropriados para cabelos com escova progressiva.

Enfim, para saber mais sobre escova progressiva sem formol! Acesse nossos outros artigos e fique por dentro de tudo que há de mais atual no mundo dos cosméticos!