O formol composto por (formalina, oximetileno ou aldeído fórmico) é um líquido incolor, extremamente tóxico, cujo uso em cosméticos só é liberado se obedecer aos limites máximos impostos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Ele faz parte de um grupamento químico pertencente à família dos aldeídos, que é utilizado principalmente como conservante.

 O seu verdadeiro efeito nos cabelos

No cabelo o formol causa o efeito maçã do amor porque o seu fio fica cristalizado por fora, fica impermeável e passa uma aparência saudável, mas por dentro existe toda uma degradação extrema, chegando ao ponto de ruptura dos fios, causando uma quebra generalizada.

A cada aplicação essa degradação é potencializada. O cabelo fica dependente, uma vez que a impermeabilização dos fios torna cada vez mais difícil a absorção de água, nutrientes e até mesmo do próprio formaldeído, sendo assim, é preciso sempre um produto mais forte para manter a aparência externa. Isso leva o cabelo a um caminho que pode não ter volta.

Como saber se o produto tem formol?

O cheiro que esses produtos apresentam é bem característico, forte, causa ardência no nariz e faz os olhos lacrimejarem. Freqüentemente são acrescentadas essências para camuflar o seu cheiro forte, mas se você espalhar um pouco do produto na mão e esfrega-lo até aquecer, o cheiro inevitavelmente surgirá.

Então não posso mais alisar o cabelo?

Sim! Claro que pode, existem várias alternativas diferentes de alisamento que são perfeitamente saudáveis. De acordo com as regulamentações vigentes.

A escova reconstrutora da Blumare Pro 0% formol é composta por blend de óleos e ácidos proteicos vegetais que recuperam e tratam seu cabelo proporcionando um liso progressivo e saudável além de não fazer mal a sua saúde e a do profissional na hora da aplicação. Não libera fumaça e nem gases tóxicos. Compatível com qualquer química.