Constantemente nós escutamos este termo, cabelo poroso, que está muito presente na rotina e no dia-a-dia de milhares de mulheres. Porém muitas delas e até cabeleireiros, não sabem como identificar com precisão e acabam confundindo porosidade com ressecamento.

Neste artigo, vamos esclarecer tudo que você precisa saber a respeito deste assunto. Como identificar e principalmente como tratar as madeixas porosas de forma simples, clara e sem termos técnicos.

Afinal, o que cabelo poroso?

A porosidade é aquela sensação de cabelo ressecado, na verdade ressecado é pouco! Sensação de que o cabelo está com o que chamamos de “areinhas”. Quando você pega o fio e percebe que em um ponto, geralmente nas pontas ele não está igual os fios mais próximos à raiz.

Quando o cabelo está neste estado, em que a cutícula está mega aberta e com o aspecto áspero. Ele absorve tudo com muita facilidade. Digamos que a porta está aberta, tudo que você coloca lá dentro não segura, se coloca cor, não segura, se coloca tratamento, não segura, ou seja, o cabelo não absorve os nutrientes e ativos que devolvem a saúde dos fios.

Com identificar se meu cabelo está neste estado?

Geralmente, são cabelos extremamente ressecados, muito ásperos, nenhum brilho, pesado e com frizz, ou seja um fuá. Esturricado parecendo uma palha de tão seco.

Então, você vai no salão faz aquela progressiva “bafonica”, uma coloração de dar inveja deixando você loirassa” ou até aquela hidratação maravilhosa e sai do salão com a autoestima nas nuvens, só que no dia seguinte depois de um dia intenso de trabalho e muitos compromissos, você apenas quer chegar em casa tomar um banho, descansar e repor as energias. E quando sai do banho percebe que a progressiva, a coloração ou a hidratação sumiu do nada.

Outra maneira de identificar é dar uma esticadinha no fio para ver como o cabelo vai reagir, se estiver quebrando com facilidade, é um sinal, passando a mão você vai perceber e sentir que alguns fios estão selados e bonitinhos e ao longo do fio você percebe que tem uma areinha e a sensação de granuloso, bingo isso é a porosidade.

O que causa a porosidade?

O principal vilão é a utilização excessiva de químicas que utilizam produtos com Ph muito alcalino e também chapinhas e secadores muito quentes. Além de fatores externos, como por exemplo o sol, vento e água do mar ou até mesmo a falta de cuidados, como a hidratação semanal.

Como tratar e ter cabelos saudáveis novamente?

Dizem e reza a lenda que você tem que fazer muita reconstrução, muita hidratação ou cronograma capilar. Porém, para muitas mulheres, somente isso não resolve. Uma possibilidade de solução é a utilização de produtos com o Ph mais baixo.

O primeiro passo se você achar que seu cabelo está nesta situação é tentar a receitinha de vinagre, porque o vinagre tem o Ph baixo e vai selar a cutícula, que na maioria das vezes resolve o problema.

Se não der certo você pode partir para outras opções, como: um balanceador de Ph, produtos que combatem o emborrachamento ou selagens.

Caso você já tenha tentado de tudo, receitinha de vinagre, acidificante, diversas máscaras e não teve jeito. O cabelo fica lindo após a aplicação, mas no dia seguinte está um horror! Danou-se amiga, então pode ser que seu cabelo não tenha mais volta. Só resta cortar o cabelo, que para algumas mulheres pode ser libertador.

Agora que você já sabe o que é cabelo poroso. Quer ficar por dentro do que está rolando e receber as novidades de como cuidar das madeixas. Vai lá curtir nossa página no Facebook e Instagram e saiba tudo em primeira mão!