Sereia empreendedora, março já começou e está mais do que na hora de colocar seu calendário comercial para funcionar e fazer bombar seu salão.

No mês de março, duas datas comemorativas prometem sacudir o primeiro trimestre do ano além dos aniversariantes do mês:

  • 08/03/2018 – Dia internacional da mulher
  • 15/03/2018 – Dia do consumidor

Ainda dá tempo! Separamos algumas dicas para você aproveitar ao máximo as duas datas

Lançar promoções é uma regra no mercado dos espaços de beleza bem-sucedidos. Mas para que deem bons resultados, elas precisam ser constantes e bem planejadas.

1. Planejamento

Os especialistas afirmam: as promoções jamais podem acontecer sem organização. Quando ocorrem assim, as chances de não darem certo são altas. Isso porque colocar qualquer ação em prática envolve ter clara qual é sua proposta, para quem ela foi pensada, quanto será investido, o que será oferecido e quanto tempo durará.

2.  Dê um presente

Uma das datas que não podem ser esquecidas é o nascimento da cliente. Pense em uma ação que surpreenda: no mês do aniversário, por exemplo, presenteie a pessoa com um serviço de manicure ou uma escova. Ou dê um desconto em um combo de protocolos especialmente pensado para ela. Vale combinar depilação com massagem ou manicure, limpeza de pele com escova, etc. É uma estratégia simples para agradar e conquistar simpatia.

3. Coloque as contas na ponta do lápis

Regra número 1: qualquer promoção tem que se pagar. Se houver prejuízo, não foi bem elaborada. Para a conta fechar, pratique a matemática: some todas as despesas que terá (se oferecer um combo de escova + hidratação, considere o gasto com xampu, máscara, finalizador, água, luz e comissão) e reveja o lucro que deseja obter.

4. Converse com os colaboradores

É comum cabeleireiros, manicures, esteticistas e assistentes não gostarem das promoções. Para eles, normalmente, elas significam menos dinheiro no fim do mês. Mas não é bem assim. Uma conversa franca para explicar como a ação será feita e seus objetivos é fundamental. Por exemplo, o gestor pode mostrar o quanto o profissional deixa de ganhar a cada hora que ficar parado. “Empresário e colaboradores devem trabalhar para ter a clientela satisfeita, o que trará vantagens para todos”, alerta Rui Mendes, da Negócios e Beleza.

5. Aposte na criatividade

Há inúmeras maneiras de fazer promoções: propor um cartão fidelidade, fazer sorteios, fechar parcerias com empreendimentos da redondeza, dar descontos para quem levar um amigo… “As pessoas não estão apenas buscando bom preço. Elas querem qualidade, personalização e experiência. Não tem oferta certa ou errada, mas aquela que atende o seu público”, comenta Rodrigo Lima, do Circus Hair. Pense em ações bacanas e procure parceiros. Obdulio Sanches exemplifica: “Se o salão está lançando uma hidratação, deve divulgá-la, e a melhor maneira é com a experimentação. A maioria dos fornecedores está disposta a ceder amostras ou dar descontos para essas horas. Se a pessoa experimenta e gosta do serviço, voltará para refazê-lo”. Certas promoções podem acontecer constantemente. Que tal oferecer escova de segunda a quarta com 10% de desconto? A clientela paga menos por um trabalho de qualidade, e o salão terá mais agendamentos.

Pensou que acabou?! Que nada pega ai mais seis ideias para colocar em prática A-GO-RA!

 

BOTA-FORA DE PRODUTOS
Se você está com um grande estoque de determinado cosmético ou com itens que vão vencer logo, faça uma ação para queimar essa quantidade extra. Se for um creme para nutrição capilar, convide suas clientes para a Semana da Hidratação com 10% a 15% de desconto.

AMIGAS SÃO BEM-VINDAS
Não há cliente que não goste desta promoção: quem levar uma pessoa conhecida ganhará um brinde ou pagará menos no serviço de manicure.

PACOTES MENSAIS
Crie pacotes com dez manicures ou dez escovas por um valor menor do que se a cliente pagasse cada serviço separado.

SORTEIO À VISTA
Em datas especiais, como Dia das Mães, sorteie uma cesta de café da manhã ou de chocolates. A cada R$ 100 gastos, a cliente ganha um cupom para concorrer.

COMPRE & GANHE
Se você também tem uma atraente vitrine de produtos, uma sugestão para reforçar as vendas é oferecer a aplicação do cosmético ao comprá-lo.

CONTATO RETOMADO
Ofereça serviços gratuitos para as clientes que não aparecem há mais de dois meses. Pode ser uma limpeza de sobrancelha ou uma depilação de axilas para ela visitar outra vez o seu salão.

 

Fonte: Cabelos&Cia