Ph do Cabelo, o que é? E tudo que você precisa saber

Sabe as aulas de química na época da escola que ficaram pra trás? Você sabia que alguns temas estudados naquela época, ajudam você a cuidar das madeixas? O pH é um deles! Então leia este post até o final e aprenda tudo sobre o pH do cabelo.

Para cuidar das madeixas de maneira correta você precisa ficar atenta a um tema importante, que na maioria das vezes não é aprofundado pelos cabeleireiros.

O que é o pH?

PH é a sigla para potencial hidrogeniônico, de uma substancia quando ela está meio aquoso, ou seja, em água. Este potencial diz respeito aos íons de hidrogênio que estão soltos ao longo do fio, depois que colocamos água em estado positivo, esperando para fazer reações químicas. É através do pH que conseguimos medir a acidez, neutralidade ou a alcalinidade de uma substância. Difícil de entender? Beleza, vamos simplificar!

Nada mais é do que uma escala que vai definir a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um determinado meio, como mencionamos acima, podendo ser da pele, do sangue, da urina, enfim… Mas nós vamos falar exclusivamente do cabelo!

Como medir o nível do Ph?

Normalmente o pH é medido em laboratório, através de um aparelho chamado Phmetro. Mas você também pode medir este pH em casa, com uma fita papel indicador de ph, porém elas não são tão precisas.

Como funciona a escala do Ph do Cabelo?

Esta escala é uma métrica que mede a quantidade de hidrogênio dentro de uma substância que vai de 0 a 14.

Para ficar mais claro e fácil de entender o pH se determina da seguinte forma:

  • Produtos que tem pH de 0 a 6,9 são definidos como ácidos
  • Produtos que tem pH igual a 7 são definidos como neutros
  • Produtos que tem pH de 7,1 a 14 são definidas como alcalinas

A maioria das substâncias da natureza ficam entre esta métrica.

Escala do Ph do Cabelo

Qual a relação do pH com os nossos cabelos?

O nosso cabelo, assim como todo o corpo, possui um pH específico, como por exemplo o do estômago que vai de 0,9 a 2, ou seja ácido! Já o da nossa pele vai de 4,6 a 5,8.

O pH do nosso cabelo vai de 4,2 a 5,8. Por ter um pH específico, quando colocamos substâncias com o pH diferente do nosso cabelo. As cutículas dos nossos fios reagem a este pH.

Veja o exemplo: Quando a gente usa shampoo que tem o pH mais alcalino, que é normal para shampoos tá! As nossas cutículas ficam eriçadas e arrepiadinhas. Isso não é sensação de limpeza e sim de pH alcalinizado. Já quando utilizamos condicionador, geralmente eles possuem o pH bem mais baixo e tem a função de fechar as cutículas e equilibrar o pH do cabelo.

Escala de Ph do Cabelo e produtos

Por que equilibrar o Ph

Você deve estar se perguntando: porquê eu tenho que entender isso? O que você tem que entender é o seguinte; os cabelos precisão estar sempre muito bem tratados e com o seu pH equilibrado.

Os relaxamentos, descolorações, colorações e shampoo anti-resíduo, tem o pH alcalino, porquê? Quanto mais alcalino, mais aberta vai ficar a cutícula! Os produtos citados acima, precisam da cutícula aberta para poder agir da melhor forma. Só que se você fizer um procedimento químico em seu cabelo e não neutralizar este pH, a cutícula vai ficar aberta. O cabelo vai ficar poroso, sem vida, sem brilho, opaco, estalando tipo cabelo de boneca, ou seja, horroroso! Pois é… é assim que fica um cabelo quando o pH está alcalino, onde o pH esta desequilibrado.

Como fazer para equilibrar o pH do cabelo? Simples, basta usar boas máscaras de hidratação, nutrição ou reconstrução. Elas com certeza tem o pH ácido, deixando tudo como tem que ser! Cutículas seladas, retendo todos os nutrientes, pigmentos e ativos inseridos durante os procedimentos químicos. Devolvendo a saúde aos fios.

Então, agora você vai ficar obcecada olhando o pH de todos os produtos que vai comprar? Não! Relaxa, você só tem que entender a importância de depois que fizer um procedimento químico, você neutralizar, fazendo um tratamento para estabilizar o pH e deixar as madeixas saudáveis.

É esse objetivo dos tratamentos, repor tudo aquilo que foi perdido durante os inúmeros processos químicos.

Por hoje é isso, dúvidas deixem seus comentários abaixo.

Posts recentes